movimento de reistencia
Movimento de resistência - é o conjunto de iniciativas levado a cabo por um grupo de pessoas, que defendem uma causa normalmente política, na luta contra um invasor em um país ocupado.
O termo pode também se referir a qualquer esforço organizado por defensores de um ideal comum contra uma autoridade constituída. Assim, movimentos de resistência podem incluir qualquer milícia armada que luta contra uma autoridade, governo ou administração estabelecida ou imposta.
O oposto da resistência, isto é, a colaboração com o invasor, é chamado de colaboracionismo.
fonte: Wikipédia
Revolta dos Boxers
Em 1894-95, decorreu a guerra sino-japonesa, que se saldou por um triunfo claro dos nipónicos e o início da sua superioridade naregião, traduzida na ocupação de territórios chineses, como a ilha Formosa (hoje Taiwan) ou a Manchúria (anexada em 1932-33). Apenínsula da Coreia, na sequência deste conflito entre os dois gigantes asiáticos, conquistará também a independência face àChina. Internamente, instala-se a confusão política no país e a instalação sucessiva e respetiva exploração económica por partedas potências ocidentais.Alguns setores da sociedade chinesa, nomeadamente o imperador, empreendem então tentativas dereverter a situação para um plano mais favorável à China. Surgem assim os Cem Dias de Reforma em 1898, baseados em ideais demudança aliados à tradição confucionista chinesa. Todavia, algumas personalidades e grupos conservadores desdenham estesventos reformadores. De facto, estas reformas caíram logo no envolvimento da rivalidade política da corte e das querelas entre oImperador e a Imperatriz viúva, para além do antagonismo entre Chineses e Manchus. Éditos vários se sucedem. A imperatrizsubleva-se. Faltam as reformas. A China regressa aos velhos métodos.
Em 19 de junho de 1900, dá-se a revolta dos Boxers (apelido dos membros da "Sociedade dos Punhos Harmoniosos", grupo secretonacionalista chinês), movimento de carácter