pratica pedagogica
1°MOMENTO: LEITURA E ANÁLISE DO LIVRO “A FELICIDADE DAS BORBOLETAS”, DE PATRÍCIA ENGEL SECCO.
Por quem você acha que a mãe de Marcela foi orientada para lidar com sua filha?
A aceitação, o amor e o carinho pelas crianças portadoras de algum tipo de deficiência devem ter seu ponto de partida na família. Na história de Marcela podemos perceber que o ambiente em que vive, ela é cercado de carinho. Por ter consciência que a filha portava deficiência visual, a mãe de Marcela já estava preparada para enfrentar as dificuldades que poderia encontrar ao longo de sua trajetória de vida, mas quando se trata de educação a mãe de Marcela pode contar com o auxílio e orientação dos professores.
Como foi essa orientação?
Através do convívio com as pessoas da sociedade e pelo fato de Marcela já esta freqüentando o ambiente escolar, os professores têm contribuído para orientar a mãe de Marcela na maneira de como lidar com a filha e como ajudá-la a enfrentar os desafios. A comunidade escolar é fundamental no processo de conscientização e aceitação nesses casos.
Caso fosse procurada por alguma mãe, como você a orientaria na educação escolar de sua filha?
Caso alguma mãe me procurasse, a orientação que passaria a ela é que vivemos em uma sociedade onde a diversidade se faz presença e que na escola existem crianças de diferentes classes sociais, gêneros, raça, valores, histórias de vida; e que a escola garante o direito de educação ás crianças portadoras de deficiência.
Para qual escola encaminharia a criança? “Educação é um direito de todos”, é o que garante a Declaração dos Direitos humanos, sendo assim a criança com necessidades educativas especiais tem o direito de se integrar na escola regular com os mesmos direitos que os outros alunos. Sendo assim é preciso que as escolas se adaptem para receber essas crianças e os professores precisam esta preparada para trabalhar com as diferenças.
Na escola Marcela aprende a dançar com o apoio das colegas.