pratica pedagogica e açao docente
A docência é exercida na sala de aula envolve as metodologias, os recursos didáticos, os objetivos do ensino, os critérios e instrumentos avaliativos e o planejamento, assim, este conjunto de mecanismos são mobilizados para que a prática pedagógica ocorra. Sendo que esta diz respeito à relação estabelecida entre o professor e os alunos e entre os próprios alunos, convém destacar ainda, que a prática pedagógica para ser efetivada necessita da ação docente e tem o conhecimento a ser transmitido aos alunos como a mola propulsora desta relação.
Ressalta-se que a prática pedagógica e ação docente são conceitos frequentemente discutidos no campo da educação formal, ambas são intrinsicamente relacionadas, assim como, referem-se à concepção teórica de educação, homem e sociedade assumida pela escola e pelo próprio professor. Deste modo, práticas escolares críticas voltadas para a aprendizagem e formação de um sujeito ativo, autônomo e capaz de exercer a cidadania sustentam-se em teorias, igualmente emancipatórias e em ações dialógicas. O objetivo deste texto consiste em discutir a prática pedagógica e ação docente a partir de estudiosos celebre no assunto, assim como, recorre-se aos estudos e experiências vivenciadas no curso de Pedagogia.
A prática pedagógica e ação docente, desenvolvidas respectivamente, na sala de aula e na escola, não são neutras, assim, são repletas de intenções, conteúdos, sentidos e significados podendo contribuir para a vivência de valores democráticos voltados ao desenvolvimento pleno do aluno, ou seja, envolvendo os aspectos: acadêmico, cidadã, ético, moral, social e humano. Num outro ângulo podem-se ter práticas totalmente caracterizadas pela obediência, passividade, reprodução e alienação, portando, a prática pedagógica e ação docente são sempre impregnadas de intenções explícitas ou implícitas.
Nesse viés, a discussão referente à prática pedagógica e ação docente também direcionam para a