Pratica nutrição e alimentação animal
Esquema de Weende
5 analises e 1 determinação – Tem como objetivo avaliar a composição dos alimentos (bromatologia)
A – Determinação de matéria seca.
Definir se é Concentrado ou Volumoso Concentrado | Volumoso | A amostra precisa ser em torno de 200g, como possuem baixo teor de umidade, podem seguir direto a “secagem definitiva” a 105° C por cerca de 3 horas. | A amostra precisa ser em torno de 1kg, como seu teor de umidade é +14%, precisam sofrer uma “pré-secagem” em uma estufa com ar em torno de 50-60°C que leva em torno de 2 a 3 dias, para seguir para “secagem definitiva” a 105°C por cerca de 3 horas. |
B- Matéria Mineral ou Cinzas:
Aquecimento de uma amostra, à temperatura de 500 a 6000C, durante 4 horas ou até a combustão total da matéria orgânica pela MUFLA. A determinação de cinzas nos fornece uma indicação do teor de elementos minerais presentes em uma amostra.
C- Extrato etéreo (EE) - Gordura bruta (GB) :
As gorduras ou lipídeos são substâncias solúveis em éter ou outros solventes orgânicos chamados de extratores (Éter de pretóleo). Nesta análise o éter é aquecido, volatilizado e condensado, caindo sobre a amostra, o que permite a retirada de todas as substâncias solúveis em éter, como os triglicerídeos, fosfolipídeos, ácidos graxos livres, colesterol, lecitina, vitaminas lipossolúveis, clorofilas, substâncias alcalinas, óleos voláteis, resinas e ceras. O éter é recuperado em outro recipiente, após nova volatização e o extrato etéreo extraído é calculado por diferença de pesagem.
D- Nitrogênio - Proteína Bruta (PB) :
A análise da PB é feita através da determinação do teor de nitrogênio contido na matéria orgânica, incluindo o nitrogênio não protéico e outros compostos nitrogenados.
1° Fase – Digestão- O carbono contido na matéria orgânica é oxidado e o dióxido de carbono (CO2) se desprende. Durante o processo da digestão a solução passa de uma coloração escura (preto) para um verde claro