Distenção muscular
Atualmente as atividads físicas fazem parte do cotidiano de quase todas as pessoas. Há algum tempo, a estética era o principal objetivo dos praticantes, salvo algumas excessões, porém, nos dias atuais, procura-se praticar um esporte, principalmente para aumentar a qualidade de vida.
A lesão é causada por movimentos bruscos o exagerados e que tenha sido executada sem orientação de profissional habilitado.
As lesões comuns no meio esportivo são as distensões, os estiramentos e entorses. Existem lesões típicas de cada tipo de esporte.
Na musculação as lesões mais comuns são os estiramentos nos músculos e ligamentos, tendinopatias (inflamação nos tendões) e lesões na região lombar e da coluna vertebral.
1
Distenção Muscular
Causas
Ocorre por causa do alongamento exagerado das fibras que formam os músculos, acompanhado da ruptura de algumas delas. A dissensão é mais comum nos músculos da perna - especialmente na parte interna da coxa e na panturrilha. O alongamento exagerado é causado quando o músculo é exigido e alongado além de sua capacidade, geralmente como conseqüência de movimentos bruscos.
Sintomas
Os sintomas costumam ser dor aguda no local, inchaço e formação de hematomas.
Providências
Quando acontece uma distensão, o repouso do músculo afetado deve ser o procedimento número um. Continuar a movimentá-lo pode agravar a lesão e aumentar a dor. “É preciso colocar gelo no local o mais rápido possível, para diminuir a dor, a inflamação e o sangramento interno”. O tratamento com gelo deve ser repetido durante os primeiros dias. A aplicação de compressas quentes só deve ser feita depois desse tempo, para complementar o tratamento. Mas nunca imediatamente após a lesão. “O calor aumenta o inchaço e o sangramento”. Além do gelo, é necessário tomar analgésicos e antiflamatórios, mas sempre seguindo a orientação de um médico. Medicamentos como gel