Pratica laboratorio
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
1.0 Introdução
Desde os tempos mais remotos, quando o homem iniciou-se na arte de construir, foi sentida a necessidade de se ter conhecimento a respeito da resistência dos materiais. Notou- se que somente desta forma seria possível desenvolver regras e procedimentos para a determinação de dimensões seguras dos elementos de dispositivos e estruturas. Surgiu assim a resistência dos materiais. A Resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo.
2.0 Alguns conceitos importantes:
Forças Externas: Força de superfície ou força de corpo
Forças de superfície: Causadas pelo contato direto de um corpo com a superfície de outro ⇒ Força distribuída na área de contato entre os corpos.
Forças de Corpo: Um corpo exerce uma força sobre outro, sem contato físico direto entre eles. Ex: Efeitos causados pela gravidade da terra.
Reações de apoio: Forças de superfície que se desenvolvem nos apoios ou pontos de contato entre os corpos.
Tipos de apoios mais encontrados em problemas bidimensionais.
Em geral, pode-se determinar o tipo de reação do apoio imaginando o elemento a ele acoplado como sendo transladado ou girado em uma direção em particular. Se o apoio impede a translação em dada direção, então deve ser desenvolvida uma força naquela direção. Da mesma forma, se a rotação for impedida, deve ser aplicado um conjugado sobre o elemento.
3.0 Equações de equilíbrio
O equilíbrio de um corpo requer tanto o equilíbrio de forças, para evitar que o corpo sofra translação ou tenha movimento acelerado ao longo de uma trajetória retilínea ou curvilínea, como o equilíbrio de momentos, para evitar a rotação do corpo.
ΣF = 0 e ΣM = 0
ΣF – é o somatório de todas as forças que atuam em um corpo.
ΣM – é o somatório dos momentos de todas as forças em relação a