matemática financ
Envie por email Imprima
Objetivos
- Apresentar aos alunos alguns conceitos de matemática financeira (como taxa de juros, precificação, oferta e demanda) por meio de situações problema que aproximam o tema da realidade dos alunos.
Conteúdos
- Principais conceitos da matemática financeira e uso deles no dia a dia.
- Juros simples e composto.
- Precificação, oferta e demanda.
- O que é e como funciona uma Bolsa de Valores.
Tempo estimado
Três aulas e um período para uma visita até a Bolsa de Valores (caso a escola esteja em São Paulo).
Material necessário
Uma cópia da reportagem "Por que tudo tem um preço", (Veja, edição 2228, 03 de agosto de 2011) para cada aluno.
Desenvolvimento
1ª AULA
Comece perguntando aos alunos se eles estão familiarizados com os termos juros, precificação e bolsa de valores e anote os comentários no quadro. Conte a eles que as próximas três aulas serão dedicadas a uma parte da Matemática que utiliza uma série de conceitos para analisar alternativas de investimentos, financiamentos e empréstimos.
Uma boa estratégia é sempre preparar aula com os conceitos principais e explorá-los fazendo relações com as vivências dos alunos. A matemática financeira é um assunto que pode interessar muito aos jovens se relacionada ao cotidiano dos estudantes.
Explique aos alunos que os conceitos da matemática financeira estão bastante presentes no cotidiano das pessoas e que conhecê-los possibilita escolher as melhores opções de financiamento de um carro ou de uma casa, por exemplo. Ela também oferece ferramentas que permitem analisar se é mais vantajoso pegar um empréstimo, abrir um crediário ou ainda pagar compras no cartão de crédito.
É importante dizer à turma que todas essas movimentações são baseadas na estipulação das taxas de juros - valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou à quantia paga pelo empréstimo de um capital. Conte aos alunos que existem dois tipos de juros: o simples e o