pratica do pensamento
Discente: Márcia Rosane Bezerra Martins DRE: 112204483
Docente: Paula Ventura
Disciplina: Prática de Pesquisa em Pensamento
Em busca do gênio da lâmpada
Questão 1 - Que processos cognitivos estudados até então estudados estão envolvidos no processamento divergente? De que forma as estratégias de resolução de problema e a expertise podem facilitar ou dificultar o pensamento criativo?
Os métodos de representar um problema e as heurísticas (subida-de-morro, meios e fins, analogia). As estratégias podem facilitar o pensamento criativo na medida em que (algumas delas) nos proporciona uma nova forma de ver o problema, exemplo a heurística de meios e fins, com essa estratégias dividimos o problema em subproblemas, podendo assim ver cada parte de uma maneira diferente do todo para encontrarmos uma solução. A expertise pode tanto facilitar o pensamento criativo, pois nos permite uma melhor visualização de algo que planejamentos, por já termos experiência no assunto, quando dificultar, se formos pensar em configuração mental e fixidez funcional, esses processos nos impedem de inovar, nos deixa preso a mesma funções dos objetos e as mesmas resoluções de problemas, sem nos dar contas de novas informações existentes.
Questão 2 - Comente os principais estudos da neurociência sobre criatividade descritos no texto. Porque, apesar do termo "um cérebro, duas mentes", a criatividade "tem a ver com o cérebro todo"?
A criatividade sempre despertou a curiosidade de estudiosos da área, desde o séc. XIX o segredo das cabeças geniais já ocupava os cientistas. Para Steven M. Smith, o pensamento criativo é a norma em qualquer ser humano e pode ser observado em quase todas as atividades mentais. Para Joy Paul Guilford, psicólogo americano, com testes bem elaborados a inteligência pode ser mensurada de maneira relativamente confiável, mas o resultado não reflete a aptidão cognitiva da pessoa como um todo. Guiford fez a