Tópicos de teoria da comunicação e O pensamento e a prática da comunicação social
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Introdução
O mundo não se mantém sem o domínio da comunicação. Está se tornou indispensável para conhecer e compreender o que muitas vezes não é comum ao ser humano e também sua realidade imediata. Devido à complexidade da realidade para melhor entende-la, faz-se necessário o uso de parâmetros e paradigmas.
O problema dos modelos. Os três mundos onde acontecem os modelos.
O problema dos modelos é dado como a maneira utilizada para permitir a visualização de um fenômeno tanto físico, quanto social. Nunca é único ou estático. Concebem-se três mundos os quais estruturam os modelos: 1) Mundo das coisas. Busca-se a essência do objeto. O que é determinada coisa. 2) Mundo do sujeito. Não busca mais a essência e sim o sentido das coisas, o porquê das coisas. 3) Mundo social. Busca a circunstancia. Considera o sujeito em relação ao social.
A Teoria da Comunicação. O que é teoria. O que é comunicação. A relação entre comunicação e informação.
As teorias são conjuntos de ideias explicativas da ação humana. É a reflexão sobre a prática, não tem sentido em si, mas em sua referência a ação. A prática desperta a teoria. Não há teoria que substitua a ação (prática), nem ação que se autolegitime. Teoria e prática caminham juntas, se completam.
O ser humano “está”, “é” em comunicação. A comunicação é um elemento inerente à condição humana e existe desde o aparecimento do ser humano no mundo. Ela é um fato, uma necessidade social e dá sustento as relações entre os seres humanos. Deixa de ser uma ação comum e se torna um objeto importante na transmissão do conhecimento dando lugar a escrita de onde surge a dominação: um fala, outros escutam, surgindo também os meios de informação, ou melhor, de dominação. A essência da comunicação consiste na sintonia entre o que recebe e o que envia uma determinada mensagem.
A informação é o envio de mensagens sem possibilidade de retorno não mecânico, é a diferença especifica da