Pratica de respiração completa
1. Deite, em um local tranquilo, de pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, ou no chão, mãos abaixo do umbigo, com ponta dos dedos médios se tocando. (se quiser pode unir seus joelhos)
Feche os olhos e relaxe seu rosto.
Observe o ar entrando e saindo do corpo.
Agora, inspire pelo nariz (sem puxar o ar, silenciosamente), contando até 4, sentindo a expansão lateral dos músculos do abdômen.
Sinta que os dedos médios se separam.
Expire pelo nariz até murchar completamente seu abdômen.
(Perceba que as pontas dos dedos médios se tocam novamente, sem você fazer nada com as mãos).
2. Com as mãos na altura das costelas, com dedos médios se tocando.
Inspire, silenciosamente, contando até 4, sentindo que as costelas e o tórax se expandem lateralmente.
(Perceba novamente, como os dedos médios se separam, naturalmente.)
Expire pelo nariz, até sentir que o abdômen se contrai todo para dentro.
(Perceba que os dedos médios se tocam novamente.)
3. Com as mãos acima do peito, uma do lado da outra, com as pontas dos dedos médios se tocando, inspire pelo nariz, contando até 4, sentindo o abdômen inchar e o ar ir até a parte alta dos pulmões. E segure o ar contando até 4, (ou até 2).
Expire pelo nariz até murchar o abdômen completamente.
Faça tranquilamente, sem forçar nada.
Essa prática diária, de 5 minutos faz com que a respiração consciente se torne natural em você, durante seus afazeres; quando estiver sentado ou em pé; trabalhando ou no seu lazer. Ela vai lhe dar apoio interior e lhe acalmar.
Em vez de respirar de maneira superficial, você vai respirar de maneira consciente e profunda. Além de aumentar a entrada de prana, que é a energia vital, você aumenta a entrada de oxigênio em seu corpo, o que faz com que você se sinta mais relaxado e revitalizado.
A respiração e a mente estão intimamente ligadas. Ao controlar a respiração, você controla a mente que, imediatamente, se tranquiliza.
Através da