Pratica de intervenção
Eliane Bierhals Varini
Professor- Lecticia Rodrigues Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso- Bacharelado em Serviço Social (SES 0018) Prática do Módulo V
29/5/2012
Resumo Cada indivíduo tem sua personalidade, tem seu "eu". Possuir seu "eu" promove o surgimento de exigências ligadas à "auto-estima", à necessidade de realização e de aceitação social. A interação social é o desejo final do indivíduo, pois é através dela que seus interesses podem ser concretizados. Nenhum homem vive só, nenhum é capaz de constituir uma instituição sem os outros, o que se comprova a necessidade da convivência entre eles. Apartir dessa necessidade no grupo, rever a auto-estima de cada componente, foi realizada a técnica: O presente, com o propósito de mostrar que cada uma tem as suas qualidades mesmo que não consiga vê-las no momento.
Palavra chave: auto-estima
Introdução Foi realizada junto à um grupo de mulheres, no encerramento de um ano de encontros semanais, a dinâmica: O presente, visando elevar a baixo auto-estima, presente no grupo. A baixa auto-estima é o sentimento que se manifesta em pessoas inseguras, criticadas, indecisas, depressivas e que buscam sempre agradar outras pessoas. Para a contribuição da formação da auto-estima é importante que essa seja positiva. Nessa contribuição, não critique, não culpe, não rejeite, não humilhe, não frustre e não exponha à perda. Ao contrário, pode-se contribuir com incentivos que levam a pessoa a se conhecer, a se gostar, a perceber suas qualidades e a acreditar que é amada e respeitada. Esse é o objetivo da dinâmica.
Desenvolvimento Algo é posto dentro de um pacote de presente, por fora há uma mensagem e assim sucessivamente, com frases de incentivo e elogios. Cada participante deverá escolher outra de acordo com a palavra indicada, a que mais se identificar com a qualidade. Em circulo, após uma conversa informal, foi relatado que seria