A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional
DISCIPLINA: INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA: ROSEANE ROCHA
ACADÊMICA: ANA PAULA RIBEIRO RODRIGUES
ESTUDO DIRIGIDO
HIDROLÂNDIA – CE
Abril/2014
Estudo dirigido do texto: A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional
1. Descreva criticamente as competências do Serviço Social. O profissional do Serviço Social tem potencial de produzir conhecimentos e habilidades e propor alternativas para a transformação da realidade social. Esse profissional tem como competências a elaboração, coordenação, planejamento, execução e avaliação de planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
Não posso deixar de falar também sobre as três dimensões de competência do Assistente Social, que são: Teórico-metodológica, Técnica-operativa e Ético-política. Essas três dimensões nunca podem ser desenvolvidas separadamente, pois são indissociáveis.
Teórico-metodológica – Pensar nessa dimensão da pratica profissional é pensar num ponto de partida onde o olhar do profissional possa estar munido de um embasamento Teórico capaz de decifrar os diversos aspectos que se apresentam no cotidiano do Serviço Social. O assistente social tem que estar sempre atualizado e atento sobre a realidade política, social, cultural e econômica com a qual trabalha. O mesmo tem que ter um conhecimento crítico da realidade.
Técnica-operativa – Está voltada para as técnicas e habilidades que o assistente social deve usar, de acordo com as demandas e necessidades da realidade social vigente.
Ético-política – Nessa dimensão é indispensável à clareza da ação da prática profissional, o profissional deve ter clareza no que faz. O assistente social deve ter um posicionamento político que vá de encontro à realidade social. Agindo sempre de acordo com seu código de ética e