A evolução da biotecnologia
O conceito de Biotecnologia e sua evolução
O termo “Biotecnologia” pode ser definido como a manipulação de princípios relativos, Tanto à Ciência, como à Tecnologia, aplicando-os no tratamento de materiais utilizando agentes biológicos, de forma a produzir um determinado produto desejado.
Mas nem sempre foi assim, muito antes de o homem conhecer a Biotecnologia e até mesmo de entendê-la, já lidava com ela aquando da produção de vinho, cerveja e pão, mas, de facto, não restam duvidas de que a biotecnologia do séc. XXI difere vertiginosamente da biotecnologia tradicional, ou seja, daquela que se utilizava, apenas com o objetivo de obter produtos alimentares.
Hoje em dia, o conceito de Biotecnologia incide na manipulação de DNA, de onde podemos concluir que técnicas como a fermentação para a produção de alimentos não estão incutidas no conceito atual. Esta foi a maior evolução sofrida pelo conceito de Biotecnologia, a distinção entre Biotecnologia atual e Biotecnologia tradicional.
A polémica da Biotecnologia no cerne da comunidade cientifica, suscitou algum pânico na sociedade da época, pois sendo esta uma ciência, na altura, ainda em ascensão e considerando a rapidez com esta evoluiu e se expandiu pelo mercado, tornara-se, de certa forma, assustadora a possibilidade de vir a substituir os conceitos genéticos clássicos adoptados até então, resultando na ultrapassagem de todos aqueles que se tinham dedicado à genética clássica. Felizmente, na atualidade tornou-se perceptível o facto de a genética clássica e a Biotecnologia serem indiscutivelmente complementares.
O Projeto Genoma
O geneticista Craig Venture, dono da empresa de pesquisas genética Ventura, completou em 2000 o sequenciamento genético de todos os genes humanos. Foram identificadas todas as bases (moléculas químicas que formam o DNA). Paralelamente o Projeto Genoma, que teve a participação de várias instituições de pesquisa do