PRATICAS DE INTERVENÇÃO EM COMUNIDADES:
PROJETO DESPERTAR
Professora: Lana Vera
Rio de Janeiro
2014
ARAUJO, J. P. L. M. et al. Projeto despertar: intervenção via psicologia social comunitária com adolescentes de baixa renda em Teresina - Piauí. In: ENABRAPSO, 15., [2009], Piauí. Anais... Teresina, PI: ABRAPSO, [2009]. Disponível em: <http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/264.%20projeto%20despertar.pdf> Acesso em: 31 maio 2014.
1 INTRODUÇÃO
O artigo trata do Projeto Despertar, um trabalho de intervenção realizado por estagiárias de psicologia no Núcleo de Atenção Intergeracional (NAI), localizado no Bairro Santa Maria da Codipi em Teresina - Piauí. A instituição NAI atende crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de ambos os sexos. O núcleo foi criado para mudar a realidade das crianças que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social em Teresina. É um órgão mantido pela prefeitura de Teresina que oferece atividades recreativas, além de oferecer alimentação, aula de reforço e oficinas de arte.
1.1 OBJETIVO
O objetivo do projeto foi observar o adolescente em situação de vulnerabilidade social proporcionando um espaço de reflexão acerca de temas relacionados à sua realidade. Compreender a importância do papel do psicólogo comunitário na identificação e compreensão dos fenômenos sociais na comunidade, e na promoção da qualidade de vida neste meio.
1.2 METODOLOGIA
O procedimento metodológico utilizado foi a coleta de dados e desenvolvimento de atividades a partir da observação participante, a qual consiste na assimilação e compreensão do modo de vida através de uma ação direta (inserção e convivência real) e uma ação intelectual (analítica, sistemática). O projeto teve quatro meses de duração, com encontros semanais com, em média, 27 crianças entre 12 a 17 anos. Os instrumentos utilizados foram: exposição de vídeos, dinâmicas de grupo, dramatizações e rodas de discussão. A cada semana uma temática diferente foi