Animação Sociocultural
Introdução
A animação sociocultural como uma forma de educação contínua.
Segundo a Unesco a animação Sociocultural entende-se como um acto de animar como complemento do acto educativo, existindo assim, uma interação entre a sociedade e a educação.
«O conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integrados»
A animação sociocultural enquanto actividade social – a transformação da realidade social.
Como vimos no módulo anterior, o conceito de animação sociocultural e difícil de definir, dada a diversidade de âmbitos, de contextos e de públicos a quem se dirige e a variedade de instrumentos e de actividades que utiliza.
Também se observou que a prática da animação sociocultural se desenrola em várias dimensões e em vários campos de intervenção, respondendo a necessidades e problemas resultantes das dinâmicas territoriais e da vida e das relações dos indivíduos e dos grupos. Quer isto dizer que a acção do animador sociocultural pode assumir diversas modalidades de intervenção, com práticas diferenciadas, estruturadas em três eixos centrais de intervenção cultural, social e educativo.
Neste contexto, a animação sociocultural pode contribuir para transformar a sociedade, ou seja, pode funcionar como um agente de mudança social. Com efeito, se considerarmos que a mudança resulta da alteração, com carácter permanente, das estruturas básicas da sociedade (politicas, económicas sociais, culturais, etc.), a animação sociocultural, ao «abalar» essas estruturas, está a contribuir para transformar a realidade social.
Esta acção mais transformadora é visível, por exemplo, quando o animador, a trabalhar com um pequeno grupo, para resolver problemas concretos cria e imprime