Física -Lentes
Física
[Lentes]
Barbacena ,Novembro de 2012
Introdução:
Não se tem certeza de quando é que foram criadas as primeiras lentes, mas já no século VIII a.C existia um cristal de rocha com propriedades de ampliação da imagem. No entanto, foi só no século XIII que esse cristal passou a ser conhecido e utilizado, foi então que surgiram os primeiros óculos. Desde a sua origem esse instrumento óptico tem sido muito utilizado.
Já se passaram muitos séculos desde que as primeiras lentes surgiram no mundo. Embora seu uso não era destinado à fotografia ou filmagem (ainda mais porque as pessoas na época nem sequer imaginavam o uso que as lentes teriam num futuro próximo), o resultado adquirido com tais lentes seriam muito importantes para as grandes invenções ópticas dos dias de hoje.
Quando nos referimos à câmeras ou filmadoras, note que normalmente utilizamos a palavra lente no plural: lentes. Sim, as filmadoras de hoje, principalmente, utilizam não só uma, mas um conjunto de lentes, e o mais importante: lentes que se movem. É dessa forma que se obtém a definição de cores, o foco e o zoom.
O funcionamento de uma câmera é basicamente igual ao funcionamento do olho humano, recebe a luz ( a imagem ), através de várias “lentes”, e então processa a mesma e forma a imagem no “cérebro” da câmera (ou ao invés de processar, grava em filme através de processos químicos – no caso das câmeras analógicas).
Assim como o olho humano, as lentes possuem curvaturas de diferentes níveis para diversos fins, e a utilização de lentes ruins pode comprometer muito a qualidade da filmagem ou da foto.
As lentes definitivamente são um dos fatores que diferenciam uma foto ou filmagem “amadora” de uma “profissional”, não é sem motivo que elas – as boas – costumam ser muito caras.
Lentes:
São materiais homogêneos e transparentes, em que pelo menos uma face deve apresentar uma curvatura.