EXPERIÊNCIA 09 ESPELHOS E LENTES UFSC FÍSICA EXPERIMENTAL II
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
RELATÓRIO
EXPERIÊNCIA 09
ESPELHOS E LENTES
Alunos:
Isabelle Tavares Cardoso
Gabriel Gustavo Rodrigues Dobbro
Turma: 04201A
Descrição: Na primeira parte do experimento, colocando um espelho côncavo em diferentes posições e medindo o tamanho da imagem, do objeto e as distâncias entre objeto e espelho, imagem e espelho foi possível calcular a ampliação e o foco do espelho e comparar com o foco real fornecido. Na segunda parte do experimento, uma lente convergente foi também colocada em diversas posições. A partir das distâncias entre imagem e lente, objeto e lente foi possível construir um gráfico de 1/p’ por 1/p e a partir dele achar o foco da lente e comparar com o foco real fornecido. Na terceira parte, outra lente convergente foi deslocada sobre o trilho até obter uma focalização sobre o anteparo. Continuar a deslocar a lente em direção ao anteparo foi encontrado uma segunda posição de focalização, a partir da distância entre essas focalizações foi possível encontrar o foco da lente. Na quarta parte, utilizando uma lente convergente que possui uma lente divergente acoplada e movendo ela pelo trilho foi possível calcular o foco também.
QUESTIONÁRIO
1.a. Calcule o valor médio da distância focal do espelho côncavo com os dados da Tabela I. Calcule o erro percentual em relação ao valor nominal, anotado no espelho.
1.b. Explique como variam o tamanho (I ) e a posição (p’) da imagem à medida que o espelho côncavo se afasta do objeto (veja tabela I).
R: À medida que o espelho côncavo se afasta, tanto a imagem quanto p’ diminui.
2.a. Faça o gráfico de 1 / p’ em função de 1 / p com os dados da Tabela II.
Anexo.
2.b. Calcule os coeficientes angular e linear da reta obtida e, a partir deles, calcule f. Mostre seus cálculos.
2.c. Calcule o erro percentual de f em