pratica de ensino
Tema: Judô
Eixo: Identidade e autonomia, Natureza e Sociedade e Movimento.
Introdução
Propiciar as crianças, espaço de prática do esporte Judô, enquanto instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento da disciplina, cidadania e autonomia evitando a exclusão social, haja vista que estas atividades têm a contribuir com todo o desenvolvimento físico – corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando a busca por uma vida saudável e consequentemente o afastamento das drogas e da violência, hoje um dos maiores problemas que enfrentamos junto a esta comunidade. Assim buscamos no JUDÔ que tem como significado em japonês, “ju” é suave e “dô” é caminho: CAMINHO SUAVE para efetivação da cidadania.
Objetivo geral:
Desenvolver valores morais, autoconfiança, potencialidades, inteligência, capacidade de superação, determinação diante dos desafios e senso crítico, fundamentais para que o processo educacional se estabeleça na plenitude.
Objetivos específicos:
Proporcionar a criança o Serviço o conhecimento dos limites de seu próprio corpo trabalhando-os através da prática esportiva do judô;
Estimular movimentos corporais, como: lateralidade, coordenação motora, disciplina, respeito mútuo e atenção concentrada.
Estimular a comunicação e o relacionamento saudável com os demais, inclusive com seus familiares, a fim de manter harmonia, disciplina, união e interação.
Proporciona ensinamentos as crianças e adolescentes que os levem a serem cidadãos, que vivam em harmonia junto a comunidade.
Aprender as técnicas de Judô.
Formar atletas na modalidade da arte marcial de Judô;
Participar de apresentações, graduações e campeonatos após filiação junto a Confederação responsável pela modalidade.
Justificativa:
O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado no ano de 1882 por um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano, que fundou o Instituto Kodokan. No Brasil um fator