Pratica de ensino
Trabalho de conclusão da disciplina: PRÁTICA DE ENSINO IV
Tema: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: SABERES PEDAGÓGICOS Contextualização e Reflexão :
A PRÁTICA E A MEDIAÇÃO DOS SABERES
AS DIFERENTES CONCEPÇÕES E SUSTENTAÇÃO ÀS PRÁTICAS DOCENTES CONSIDERANDO OS SABERES PEDAGÓGICOS
Na minha opinião, prática é um elemento constitutivo da formação do professor. . . Havendo diferentes concepções de prática em si , pois as pesquisas dos dias atuais demonstram que a prática é sempre mais abrangente do que aquilo que se supõe.
A formação prática, que tem como pressuposto libertar o sujeito para que este se aproprie de suas circunstâncias e tenha possibilidades de criar sua existência Histórica com letra maiúscula pelo meu ver . Estabelecendo relações de sentido entre ser e fazer aprendendo a reproduzir um fazer considerado necessário para dar sentido à sua atividade produtiva, no caso o fazer docente como me foi ensinado no meu curso de Pedagogia .
.
E compreender as lógicas das práticas para transformá-las em possibilidades formativas e constituírem em saberes orientadores do fazer que não retome há orientação " tecnicista" para responder, aos problemas enfrentados no cotidiano escolar e de ensino aprendizagem . Agora sobre Habilidades e Competências: Os processos de formação continuada, sob forma de treinamento de habilidades e competências, têm conseguido alterar a espontaneidade do saber fazer intuitivo, conduzindo o professor a mecanismos de insegurança e apatia na busca de novas propostas de organizar seu saber fazer e ainda não se sabendo se isso e bom ou ruim de fato .
Os pressupostos que acompanham os discursos sobre a formação do professor são fundamentais à construção de saberes pedagógicos como mediação entre duas dimensões de formação: