Pratica de ensino
DE
CONSTRUÇÃO
DE
APRENDIZAGEM
APRESENTAÇÃO
A importância de estudar o desenvolvimento embrionário, a ciência que estuda a hereditariedade e a variação dos organismos, o estudo das funções de todas as partes e processos dos sistemas vivos, os fatores físicos que influenciam as trocas de gases respiratórios, o conjunto de técnica e métodos de pesquisa e a reflexão sobre a importância da afetividade nas relações de construção do conhecimento; onde nesta 3ª etapa tivemos a oportunidade de adquirimos conhecimento sobre estes tópicos acima citados que nos prepara tanto para a vida e quanto para o profissional.
SUMÁRIO
I - APRESENTAÇÃO
II- EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL
III-FISIOLOGIA E ANATOMIA
IV-GENÉTICA
V-BIOQUÍMICA
VI-ESTATISTICA DESCRITIVA
VII-ALUNO ENSINANTE E PROFESSOR APRENDENTE
EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL
Da Gametogênese á fecundação início do desenvolvimento:
Na reprodução sexuada de organismos multicelulares, duas células especializadas, denominadas gametas, se unem para formar a célula-ovo ou zigoto, a primeira célula de um novo ser. Esse processo de união do par de gametas é chamado de fecundação.
O espermatozóide e o ovócito são células sexuais altamente especializadas, pois contêm metade do número de cromossomos (n) presente nas células somáticas (2n) do corpo.
Fertilização a esse estágio segue-se o estágio de clivagem; que divide o zigoto em um grupo de células menores contendo o mesmo genoma da célula de origem.
ENDOMÈTRIO- tecido que reveste o útero, é a parede interna do útero.
BLASTOCISTO-forma em que o embrião se apresenta em uma das fases do desenvolvimento embrionário.
GASTRULAÇÃO- movimento dos folhetos embrionários, para a formação dos tecidos do corpo, e futuramente, dos órgãos.
TECIDOS
OS TECIDOS: são constituídos por células mais a matriz