Comunicação social
CURSO REGULAR DE FORMAÇÃO GERAL
3º ANO TURMA: 303 TURNO: MATUTINO.
KYVIA CAMILA SOARES DE OLIVEIRA
RESENHA CRÍTICA DO FILME BLACK
São Luís
2013
BLACK
O filme conta a história de Michelle McNally, uma menina que na infância, por causa de uma doença, ficou surda e cega e passa a viver em um mundo negro onde está isolada na escuridão de sua própria existência, presa por sua incapacidade de ver, ouvir e se expressar.
Ela cresceu impossibilitada de se comunicar com todos, por isso não respeita aos pais, e não consegue se comportar de maneira correta. Seus pais não sabiam lidar com as suas deficiências e, como última esperança antes de mandá-la para um lugar de reclusão, decidem chamar um professor (Debraj Sahai) especializado no ensino de pessoas com necessidades especiais e muito competente, mas cujos métodos não são nem um pouco convencionais. Como instruir uma criança que não pode ouvir explicações nem ver coisa alguma? Debraj, lutando contra a resistência da família, encontra meios bastante inusitados, mas eficazes de ensinar a menina. Debraj convence o diretor de uma universidade para conceder-lhe uma entrevista e ela passa, tornando a primeira pessoa surda-cega a estudar naquela universidade.
Nesse novo ambiente há muitos desafios, ela pega algumas suspensões, que balançam seu sentimento. Mas ela não desiste do seu grande objetivo. Depois de 40 anos ela se forma. Nesse meado de tempo, Michelle vai fazendo grandes progressos e criando vínculos muito fortes com Debraj. Ao final, quando a menina alcança a sua vitória máxima, o professor está em um grau bastante avançado da doença de Alzheimer e lentamente, ele se esquece de tudo, incluindo todas as palavras e seus significados. Muito debilitado, ele não a reconhece e também não se lembra de nada pelo que passaram até chegarem ali. Mas perante a roupa preta de formatura usada pela menina, o velho Debraj relembra o passado.
Em sua formatura ela faz uma