pratica de ensino II
SÉRIE: 2 TURMA:F
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO:
Pensando a Prática Pedagógica
Disciplina: Prática de Ensino II
CLEONICE MARIA DE ALMEIDA
BERIZAL/MG
MAIO, 2013
CLEONICE MARIA DE ALMEIDA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO:
Pensando a Prática Pedagógica
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da UNIFRAN – Universidade de Franca para a disciplina de Prática de Ensino II.
Tutor (a): Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade
BERIZAL/MG
MAIO, 2013
Texto: Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica
Autores: Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Artur Gomes de Morais (páginas 69 a 83).
INTRODUÇÃO:
Atualmente, as crianças aprendem falar prematuramente, devido à convivência desde cedo com a linguagem oral, mas é na escola que a mesma amplia seus conhecimentos e domínio da fala e escrita. Nesse sentido, destacam-se dois termos, o letramento e a alfabetização. Houve inúmeras mudanças na sociedade. No que se refere à educação, a mesma passou por processos evolutivos, o que provocou mudanças na prática do ensino, por isso, é necessário o aprimoramento dos métodos referentes às práticas pedagógicas, a favor da aprendizagem qualitativa.
DESENVOLVIMENTO
No processo de aprendizagem, podem-se destacar dois termos, o letramento e alfabetização. Letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 2003) e a exerce nas situações em que precisa ler e/ou produzir textos. Alfabetização, por sua vez, refere-se ao indivíduo que sabe ler e escrever.
“Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais de leitura e escrita”.
Magda soares (1998, p.47)
O texto aborda a necessidade de letrar e alfabetizar o aluno ao mesmo tempo. Propõe que