pratica de ensino docencia
2014 UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA
Prática de ensino – introdução à docência
Curso: Letras
Bimestre: 2°
Turma: 2014
Professor: Wanderlei Sérgio da Silva
POLO VIAMÃO
2014
Sumário
Aprendendo com o índio 4
O Fax do Nirso 4
A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) 4
Uma pescaria inesquecível. 4
A folha amassada 5
A lição dos gansos 5
Assembleia na carpintaria 5
Faça parte dos 5% 5
O homem e o mundo 5
Professores reflexivos 6
Um sonho possível? 6
Pipocas da Vida 6
Sumário
Aprendendo com o índio
Tendo em vista a necessidade de uma cultura em especial, não é possível instituir de forma a impor outra cultura como forma e norma de educação padrão, pois o que se faz importante para uma nação pode ser supérflua para a outra.
O que há é a necessidade e o interesse de ensinar e ou de aprender. Educação não apenas como a da escola e sim a formação pessoal como caráter, valores, cidadania.
Utilizada com o intuito de agente transformador de ideais e ideias pode ser usada também com o intuito de manipulação ao objetivo premeditado. Embora algumas nações tratem esta imposição de forma cordata, é geradora de preconceitos e discriminações.
O Fax do Nirso
Mesmo sem a conveniente e esperada maneira de escrever é possível se expressar e ser compreendido com demasiada competência. O que para alguns pode ser encarado como limitação e para outros preconceitos.
A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
A educação e os professores como formadores de opinião acabam por manipular o consumidor final da ideia, mantendo os cidadãos ensinados desta maneira com uma mesma percepção sobre algo que lhes fora ensinado. Para isto o questionamento: existe apenas uma verdade absoluta? Deve ser estimulado o raciocínio e o questionamento sobre todos os assuntos.
Uma pescaria inesquecível.
A prática da ética, o dever