pratica com base em Paulo freire
Atividade de psicologia Paulo freire e a educação
Thiago Medina Santos
Belo Horizonte, Novembro, 2013
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver o senso crítico dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas que qualificou como educação bancária, nela, segundo freire ,o professor deposita conhecimento num aluno apenas receptivo. Trata-se para Freire de uma escola alienante, mas não ideologizada do que a que ele propõe para despertar a consciência dos oprimidos. Seus fundamentos residem em despertar a curiosidade, o espirito investigador e a criatividade. Através de uma relação dialógica e dialética entre professor e aluno, a proposta pedagógica de Freire, centraliza-se na dimensão do conhecimento, no sentimento de aceitação do outro, da interação, da intersubjetividade.
Para isso na sala de aula o professor deve incentivar a curiosidade para que os alunos possa desenvolver o senso crítico. O mais interessante é quando o professor aponta um caminho, permitindo que o aluno utilize sua curiosidade para desenvolver os problemas proposto em sala de aula. O principal objetivo é induzir o aluno a fazer perguntas e elaborar hipóteses, o professor será o mediador sem apresentar a resposta final, mas levar os alunos a perceber a resposta certa para a resolução do problema. O segredo é problematizar e gerar interesse no aluno.
Um exemplo de prática pedagógica para desenvolver em turmas do ensino fundamental utilizando este contexto Freiriano, seria uma aula em que o professor faz uma dinâmica onde um grupo de alunos representam um único personagem que em diferentes momentos e frente a uma diversidade de situações deve tomar decisões. Cada decisão tem uma consequência que gera uma nova situação. Após as etapas de contextualização, problematização etc., a partir do momento em que se tenha um problema claramente formulado,