Obras de paulo freire
COLABORATIVA DE PRATICAS DE LETRAMENTO
Limeira, 08 de Junho de 2012
[pic]
1- Em que localidades o método de Paulo Freire foi aplicado?
De acordo com os sites que olhei e a revista que li, não consegui identificar uma concretização da metodologia de Paulo Freire, ao que pude perceber, ele começou suas análises, principalmente no Nordeste, começando por Pernambuco, sua região de origem. “O pensamento de Paulo foi tão radicalmente local que pôde tornar- se mundial” (revista viver- coleção memória da pedagogia).
O maior plano que lançaria sua metodologia em vários estados, alfabetizando um número considerável de pessoas, se daria pela Campanha Nacional de Alfabetização, lançada por João Goulart em 1962, iniciativa estimulada devido ao sucesso de uma experiência de Paulo Freire que alfabetizou em 30 dias, 5 alunos. “Paulo Freire aplicou publicamente seu método, pela primeira vez no Centro de Cultura Dona Olegarinha, um Círculo de Cultura do Movimento de Cultura Popular (Recife). Foi aplicado inicialmente a cinco alunos, dos quais três aprenderam a ler e escrever em 30 horas, outros dois desistiram antes de concluir”. (Wikipédia) Além, do fato, de haver notado-se que grande parte da população da década de 60 era iletrada. Esse plano objetivava alfabetizar dois milhões de pessoas em 20 mil círculos de leitura. Porém, o golpe de 64 impediu que este plano fosse executado, mesmo porque, seu principal autor, fora exilado, acusado de ter ideias educacionais subversivas.
Desse modo, o programa que substituiu o método de alfabetização de Paulo Freire foi o MOBRAL, que também tinha como meta alfabetizar, todavia, seu método era diferente da metodologia de Paulo Freire.
Então, o maior acervo que se tem, gira em torno das reflexões de Paulo por meio de seus livros. Nota- se que ele trabalhou na