pratica 8
1 INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo da experiência
Demonstrar a interação do ferro com o aço, com outros metais comumente postos em contato através de seus muitos usos em todas as áreas da engenharia.
1.2 Objetivo de ensino
- Identificar possíveis situações de corrosões especialmente focada no aço;
- Planejar e prever sistemas anticorrosivos;
- Compreender o efeito de passivação e proteção anódica.
2 REVISÃO DA LITERATURA
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas. O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.
A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo, portanto a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a realização da experiência, foram utilizados os seguintes materiais: alicate, placa petri, bico de Bunsen, pregos, tubos de ensaio, água destilada, fio de cobre, fita de magnésio, ágar-ágar, fenolftaleína 0,1%, ferrocianeto de potássio, FeSO4, H2SO4, AgNO3, Na2C2O4, KH2PO4, KNO3, HNO3, Na2CO3, KOH, HCl, NaCl, Na2Cr2O7, NaOH .
3.1 Desenvolvimento Reações do ferro com vários reagentes aquosos –
Pegue 5 tubos de ensaio e em cada um coloque um prego limpo e polido. Faça-os escorregarem cuidadosamente ao longo das paredes para evitar quebrar o fundo dos tubos.
Em cada tubo de ensaio coloque um dos reagentes abaixo, de maneira a apenas cobrir os pregos. O professor lhe dirá qual o grupo de reagentes usar. Todas as soluções são