Eletrotécnica - prática 8
8ª AULA PRÁTICA
BOBINA E CAPACITOR EM PARALELO (CIRCUITO LC)
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
LABORATORIO DE ELETROTÉCNICA
MAURÍCIO DE SOUZA AMARAL (Professor e Orientador da Prática)
BELO HORIZONTE
2012
1. Introdução
Um circuito Bobina – Capacitor é comumente chamado de circuito LC. O circuito LC, comporta-se como um ressonador eletrônico, isso ocorre devido à alternância da energia armazenada no circuito, ou seja, um componente armazena energia enquanto outro se descarrega, esse processo se inverte no momento em que um deles se carrega completamente. Considere como exemplo o circuito mostrado abaixo:
Figura 1 - Circuito LC
Suponhamos que inicialmente o capacitor encontra-se carregado com um potencial V. No momento que o indutor é ligado, uma corrente surge no circuito, através da qual a energia acumulada no capacitor, ½CV2, passa a se transferir para o indutor.
O processo atinge um ponto máximo quando toda a energia do capacitor tiver sido transferida para o indutor. A partir desse momento, a energia acumulada no indutor passa a se transferir para o capacitor, através do surgimento de uma corrente contrária à corrente inicial. Resulta daí que a corrente é nula quando a carga no capacitor for máxima, e a corrente será máxima quando a carga no capacitor for nula.
2. Objetivo
Ter conhecimento prático do comportamento de cargas complexas (indutiva e capacitiva) ligadas em paralelo em corrente alternada.
3. Descrição A. Materiais: i) 1 Amperímetro de CA ii) 1 Voltímetro de CA iii) 1 Wattimetro iv) 1 Capacitor v) 1 Bobina
B. Procedimento:
Figura 2 - Circuito LC Prática 8
Na prática 08, montamos primeiramente o circuito mostrado acima (figura 2), após verificado a funcionabilidade da montagem e dos componentes elétricos e aparelhos de medição utilizados, mediu-se os seguintes valores referentes à tabela abaixo:
4.