Prática 8: dilatação térmica
Relatório de Física Experimental Para Engenharia Prática 8: Dilatação Térmica
Davi Lincoln Lins de Albuquerque
Matrícula 345647
Graduando em Engenharia de Produção Mecânica
Professor Jorge Luiz
Sumário
1. Objetivo 3 2. Materiais 3 3. Introdução Teórica: 4 4. Procedimento Experimental 5 5. Questionário 6 6. Conclusão 7 7. Bibliografia 7
02 1. Objetivo
* Determinação do coeficiente de dilatação dos sólidos.
O objetivo da prática foi estudar a dilatação sofrida por sólidos quando os mesmos são submetidos a temperaturas com grande diferença em relação à temperatura ambiente.
2. Materiais * Dilatômetro; * Tubos ocos de: aço, latão e alumínio; * Relógio comparador; * Kitasato (pyrex); * Termômetro; * Fita métrica; * Fogareiro elétrico.
03 3. Introdução Teórica
Aquecer um corpo ou substância é aumentar a energia do mesmo. Partindo deste princípio, sabemos que pelo princípio de conservação da energia, algo deve ocorrer para compensar este ganho de energia. Dependendo da quantidade de energia que se fornece, podem ocorrer mudanças no estado físico da matéria, esta quantidade de energia varia de material a material. Por exemplo, se aquecermos a água a 100° C, esta quantidade de calor (energia) será suficiente para fazê-la passar para o estado gasoso (estado mais agitado das moléculas, onde há maior grau de desordem). Porém se aquecermos uma barra de aço à mesma temperatura, ela continuará em estado sólido.
Contudo, esta energia provoca uma mudança nas moléculas da barra de aço: as moléculas estarão mais energizadas, aumentando seu grau de vibração e por consequência, ocupando um volume maior do que o inicial (antes do fornecimento de energia). A este fenômeno, damos o nome de dilatação térmica.
Este aumento no volume ocupado por cada molécula torna possível a observação do aumento de dimensões no corpo como um todo, ou seja, uma dilatação.