prevençao de CA do colo uterino
O trabalho do enfermeiro na Atenção Básica
Os cânceres cérvico-uterino e de mama estão entre aquelescom maior taxa de mortalidade para as mulheres. A Organização Mundialde Saúde indica que o câncer cérvico-uterino constitui-se na quarta causade morte entre as mulheres dos países subdesenvolvidos e emdesenvolvimento, dentre eles o Brasil, mesmo apresentando um dos maisaltos potenciais de prevenção e cura. No caso do Brasil, o câncer demama representa a primeira causa de morte por neoplasias entre asmulheres, chegando a atingir o percentual de 16,6%2.
FATORES DE RISCO
As baixas condições socioeconômicas, o início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros, o tabagismo, a higiene íntima inadequada e o uso prolongado de contraceptivos orais são os principais fatores de risco para o câncer de colo de útero, sendo que o vírus do papiloma humano (HPV) está presente em mais de 90% dos casos.
São vários os fatores de risco para o CA de mama,entre eles destacam-se a dieta moderna com alto teor de gordura, a vida sedentária e a obesidade. Além destes, pode-se considerar também a reposição hormonal e a predisposição genética.Quanto mais anos a mulher ficar exposta à variação hormonal característica dos episódios da menstruação, maior será o risco de desenvolver câncer de mama.Menstruação precoce e menopausa tardia estão associadas ao aumento do número de menstruações e, consequentemente, à ação prolongada do estrógeno circulando mais tempo pelo organismo.
PREVENÇÃO – O TRABALHO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA
O enfermeiro da atenção básica, como membro da equipe desaúde, desempenha papel fundamental na prevenção destes tipos de câncere deve investir no acolhimento de mulheres. O enfermeiro como membroda equipe de saúde deve realizar atenção integral às mulheres; realizarconsulta de enfermagem, coleta de exame preventivo e exame clínico dasmamas, solicitar exames complementares e prescrever medicações,conforme