pragas
1. Identificação do Projeto
Título do Projeto PIBIC
QUALIDADE DA ÁGUA NOS BAIRROS DA OLARIA E SANTO ANTÔNIO NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM
Orientador
Bolsista
Aluno cursando Graduação no Interior do Estado Sim
X
Não
Renovação de Projeto
Sim
Não
X
Projeto no Interior do Estado Sim
X
Não
2. Introdução
A qualidade da água está inteiramente ligada ao seu uso. De forma que, quando se realiza sua análise, necessita-se associar o uso às condições mínimas exigidas definidas por um conjunto de parâmetros associados a esse uso. Os padrões de qualidade para as inúmeras finalidades da água devem ser embasados em um suporte legal, por meio de legislações que instituam e convencionem os requisitos, em função do uso previsto para a água (TELES & COSTA, 2010).
Segundo Sperling (1996), a condição mínima para a qualidade da água doméstica é a escusa de substâncias químicas e de organismos prejudiciais à saúde, além disso, devem atender os serviços domésticos e apresentar baixa agressividade e dureza. Ser esteticamente agradável (baixa turbidez, cor, sabor e odor, ausência de microrganismos).
Os parâmetros quantitativos e qualitativos da água podem ser acompanhados ininterruptamente através de um plano de monitoramento. A realização do monitoramento exige a definição dos parâmetros a serem monitorados, da localização de pontos amostrais, do período e da duração. Não havendo uniformização de procedimento, que depende de cada caso específico, subordinando-o ao objetivo que se pretende (MAGALHÃES JR., 2000).
Quando se analisa a qualidade da água, é de fundamental importância o reconhecimento de dois tópicos: os sólidos e os organismos presentes (SPERLING, 1996). De acordo com Tomaz (1998), as impurezas da água podem estar nas formas dissolvidas ou em suspensão. A água