Pragas e doenças
- A Cultura do Arroz é mais produzida do mundo, sendo a China o seu maior produtor.
- Brasil é o nono colocado do mundo em produção de arroz.
- Produção brasileira de 13 milhões de toneladas por ano.
- Os estados brasileiros que mais produzem arroz são: Santa Catarina, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Tocantins e Goiás.
-Neste trabalho você poderá obter um pouco de conhecimento de acordo com os estudos realizados a respeito do tema abordado. São Isópteros, ou seja, são uma ordem de insetos eusociais conhecida popularmente como cupim.
Principais pragas:
Cupins:
Características: São insetos que vivem em colônias localizadas abaixo da superfície do solo e atacam as raízes da planta. Dentre as espécies mais importantes para a cultura do arroz.
Danos: redução na emergência das plantas e destruição parcial ou total das raízes das plantas ou o enfraquecimento das plantas atacadas, o que favorece o desenvolvimento da população de plantas daninhas e a desuniformidade da lavoura.
Controle: existe o tratamento preventivo com inseticidas via semente. Essa é uma alternativa para proteção da planta e que pode ser economicamente vantajosa.
Broca do colo:
Características: Os adultos são pequenas mariposas que medem de 8-10 mm de comprimento. As fêmeas depositam ovos no solo ou diretamente nas plantas de arroz. Uma fêmea produz mais de 100 ovos que eclodem em quatro dias.
Danos: As larvas broqueiam o colmo na sua base, próxima da superfície do solo. Cinco a sete dias após, as plantas de arroz já exibem sintomas de “coração morto”.
Controle: Em áreas com constantes infestações da praga deve-se proceder o tratamento das sementes com inseticidas sistêmicos. Em anos com seca, recomenda-se o uso de produtos com ação de contato e profundidade associado ao tratamento das sementes. Usar produtos registrados para as culturas.
Bicho bolo:
Características: São larvas de várias espécies de besouros dos gêneros: Eutheola, Dyscinetus, Stenocrates, Diloboderus,