Doenças e pragas do café
São Vicente da Serra, Setembro de 2014
Doenças
As doenças em geral causam enormes prejuízos a todas as culturas plantadas pelo homem, aqui estão relacionadas as principais doenças do cafeeiro.
FERRUGEM DO CAFÉ É uma doença muito importante nos cafezais, causada pelo fungo Hemileia vastatrix Berk & Br. Esta doença ocorre em todas as regiões produtoras de café e seu potencial de perda está entre 35-40%. Os sintomas mais comuns são manchas cloróticas na face adaxial da folha e pulverulentas na face abaxial. O controle pode ser feito através do controle biológico com Verticilium hemileiae, Cladosporium hemileiae e Glomerela cingulata, que normalmente são encontradas parasitando pústula da ferrugem; do controle químico a base de cobre, os sistêmicos (grupo dos triazois) via foliar e via solo; do controle genético por meio de variedades resistentes como Guarani, Robusta e Apoatã.
CERCOSPORIOSE Trata-se de uma doença bastante comum no Brasil, e se mostra mais ativa em certas condições, como: seca, solos pobres, etc. Seu agente causal é o fungo Cercospora coffeicola Berk & Cook. Seus sintomas são manchas circulares de coloração castanho claro a escura, com o centro branco-acinzentada, quase sempre envolvidas por um halo amarelo. De acordo com Godoy et al. (1997) e Carvalho & Chalfoun (2000), o controle da doença deve se iniciar com os cuidados na formação das mudas, evitando as condições favoráveis à doença através de práticas culturais, como a formação de viveiros em local bem drenado e arejado, utilização de substratos.balanceados em nutrientes, com boas propriedades físicas, controle da irrigação e do excesso de insolação nas mudas. O controle químico deve ser feito quinzenalmente, com aplicações preventivas com fungicidas cúpricos alternados com ditiocarbamatos.
RHIZOCTONIOSE O agente causal da rhizoctoniose é o fungo