PRAD - meio fisico
1.1. Meio Físico
1.1.1. Relevo
A área em questão foi dividida em três compartimentos geomorfológicos denominados de: Região da Serra da Areia, Região das Chapadas e Região do Vale do Meia Ponte, com altitude variando de 640 metros, margeando o Rio Meia Ponte, chegando a quase 1000 metros na alto da Serra da Areia.
A Região da Serra da Areia localiza-se no sudoeste do município e é representada pela serra homônima e adjacências. Constitui um padrão de relevo forte ondulado apresentando máxima amplitude de altitude com cotas na ordem de 760 a 999 metros. Nesta região são encontrados solos pouco desenvolvidos como Neossolos Litólicos, Cambissolos Háplicos e Neossolos Quartzarênicos.
Na Região das Chapadas, onde está localizada a propriedade em questão, são identificados extensos interflúvios aplanados, configurando chapadas de topo tabular, ou relevos suavemente ondulados, com altitudes que variam entre 720 e 900m. Nesta unidade geomorfológica é identificado um predomínio de solos lateríticos, profundos, de textura argilosa e/ou média e caráter distrófico como os Latossolos Vermelhos e Vermelho-Amarelos.
A Região do Vale do Meia Ponte localiza-se na porção leste do município e inclui, o vale do Rio Meia Ponte e os baixos cursos dos córregos Santo Antônio e das Lages. O padrão de relevo é ondulado, com declividades moderadas e cotas inferiores a 720 metros. Os Cambissolos são coberturas mais comumente observadas nesta região, podendo ser identificados também Latossolos em alguns trechos de relevo tabular, entre os vales de drenagem.
1.1.2. Pedologia
Em Aparecida de Goiânia foi identificado o domínio das seguintes Classes de Solos: Latossolos Vermelhos; Latossolos Vermelho-Amarelos; Cambissolos Háplicos; Gleissolos Háplicos; Neossolos Quartzarênicos; Neossolos Litólicos; Organossolos e Plintossolos.
A classe dos Latossolos é a mais representativa na área em estudo. Estes solos representam o resultado de um