PRAD & PTRF
CURSO DE BACHAREL EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Marco Antônio Moura Santos
Jani Muniz
Luiz Paulo Diniz
Paula Damasceno
PRAD E PTRF
FORMIGA – MG
2013
1. INTRODUÇÃO
Quando uma área irá sofrer algum tipo de intervenção ambiental, atividades ou empreendimentos, que poderá causar impactos, terá que ser solicitado o PRAD ou PTRF para que a ária afetada possa ser recuperada.
O PRAD, que significa projeto de recuperação de áreas degradadas, consiste num documento que contém as medidas propostas para a mitigação dos impactos ambientais, decorrentes das atividades e empreendimentos, para que esta área possa ser reabilitada, incluindo revegetação, geotécnica e remediação ou tratamento (estabilização química)
O PTRF é um processo mais simples que o PRAD, inclusive, o mesmo pode ser mencionado e requerido no PRAD. Se baseia na reconstituição da flora quando afetada por um empreendimento. Através do PTRF, é possível analisar, estudar e implantar medidas corretas de plantio, e de espécies adequando da melhor forma para a região a ser implantada.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo geral
Definir, explicar e mostrar como, quando e onde deve ser feito PRAD e PTRF.
2.2. Objetivos específicos
Apresentar a documentação necessária anexada junto ao PRAD e PTRF;
Analisar modelo pronto de PTRF;
Estabelecer os critérios para a realização do PRAD e PTRF;
Diferenciar PRAD e PTRF.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
A recuperação florestal de áreas degradadas, embora seja hoje uma prática bem difundida, é relativamente recente (2 ou 3 décadas) antes disto a palavra de ordem era desmatamento visando a expansão da fronteira agrícola e “desenvolvimento” a qualquer custo.
Apesar do meio ambiente ser entendido hoje como o conjunto dos recursos naturais e suas inter-relações com os seres vivos, é comum verificar que