pra que te quero?
Abordagem tradicional:
Homem: No inicio de sua vida é considerado uma tabua rasa, aonde são dadas informações fornecidas, pelo ambiente; ele não tem o direito de se expressar; o homem era um mero receptáculo de informações.
Sociedade-cultura: O objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza; O ensino geralmente está relacionado aos valores culturais da sociedade; normalmente as experiências são das gerações adultas para as gerações futuras, como também para a sociedade.
Mundo: É diferente da realidade em que os alunos vivem, mas ao mesmo tempo vão aprendendo e compreendendo como viver o mundo.
Conhecimento: é dado através de memorização que são oferecidos através de um esquema reduzido.
Educação: Somente a escola ensina e educa; é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados são pré-estabelecidos. Trata-se, da transmissão de idéias selecionadas e organizadas logicamente.
Escola: A atuação da escola consiste na preparação intelectual e manual para os alunos para assumir sua posição na sociedade; o compromisso da escola é com a cultura, e com os problemas sociais que pertencem a sociedade; o caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos desde que se esforcem; a escola não considerada como vida, mas como uma parte da vida, um lugar de raciocínio e aprendizagem.
Ensino-aprendizagem: o professor traz o conteúdo pronto e o aluno apenas escuta; Ignoram-se as diferenças individuais.
Professor-aluno: o professor é o centro do ensino educativo, predomina a autoridade do professor que exige atividades repetitivas dos alunos, interrompe qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula; pode-se dizer que o professor é o agente e o aluno o ouvinte.
Metodologia: o professor traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente a escutá-lo; poderia se