Apreciação critica da teoria da burocracia
A importância da teoria da burocracia apresenta-se como uma enorme contribuição para a ciência da administração, ao mesmo tempo em que nas organizações contemporâneas ainda se encontram traços marcantes do sistema burocrático.
A burocracia apresenta muitas vantagens dentro dela se destacam:
A) Precisão na definição do cargo e na operação, escrito e detalhado.
B) Rapidez nas decisões por saber o que fazer e pelo trâmite ser rápido
C)Univocidade de interpretação : pela regulamentação precisa e escrita Uniformidade de rotinas definidas reduz custos e erros
D)Continuidade da organização: seleção de pessoal por capacidade e competência
E)Redução do atrito entre as pessoas cada um sabe seus limites e responsabilidades F)Decisões constantes cfe. Circunstâncias
G)Confiabilidade pela previsibilidade eliminando ações passionais e imprevistas
H)Pessoas beneficiadas pelo tratamento igualitário, não tendencioso e justo
Existiram alguns teóricos que estudaram a fundo a burocracia mas eles apresentavam opiniões diferentes sobre o assunto:
1.O excessivo racionalismo da burocracia
Katz e Kahn diziam que a organização burocrática é super-racionalizada e não acreditava na natureza organizacional do ambiente. Para ambos o sistema burocrático só tem eficiência quando possui uma serie de cri critérios dentre eles estão às tarefas individuais quanto a requisitos criativos são mínimas, as exigências do ambiente sobre a organização forem claras, a rapidez na tomada de decisão existir e quando a organização se aproxima do sistema fechado, com requisitos mínimos da mudança de meios.
Já Perow a burocracia é chamada de visão “instrumental” das organizações essas baseadas na racionalidade para obter seus objetivos, para ele a burocracia envolve a especialização, um ambiente externo imutável e estável e a necessidade de controlar as influencias externas sobre os fatores internos.
2. Mercantilismo e as limitações da “teoria da