R trabalhos
CAMPUS:
DISCIPLINA: TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO I
PROFESSOR:
BLOCO I
APRECIAÇÃO CRÍTICA DA ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO * TEORIA ESTRUTURALISTA * TEORIA DA BUROCRACIA
ACADÊMICOS:
FLORIANO-PI
2012.1
APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA ESTRUTURALISTA
A teoria estruturalista da administração surgiu por volta da década de 50 e é, na verdade, um desdobramento da teoria da burocracia com uma leve aproximação da teoria das relações humanas.
O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre grupos sociais iniciada pela teoria da relações humanas para o estudo das interações entre as organizações sociais.
A teoria estruturalista é voltada para o estudo das organizações, na sua estrutura interna e também na interação com outras organizações. Nessa teoria o homem é visto como “homem organizacional”, ou seja, como homem que desempenha papéis em diferentes organizações.
A teoria envolve tanto as organizações formais quantos informais, por isso é considerada uma abordagem múltipla.
Então, a teoria estruturalista ampliou o campo de visão da administração, pois antes a visão era focada apenas no indivíduo como na teoria clássica e também no social como na teoria da relações humanas e agora a teoria estruturalista propõe uma visão na estrutura da organização.
APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DA BUROCRACIA A teoria da burocracia é uma forma de organização que se baseia na razão, ou então na adequação dos meios aos objetivos desejados afim de garantir a máxima eficiência possível no alcance de objetivos.
Tal teoria surgiu com o objetivo de fazer parcialidade entre a teoria clássica e a teoria das relações humanas e também para servir de orientação ao administrador apresentado uma maneira de racionalizar pessoas e atividades estabelecendo ao mesmo tempo de forma racional e caracterizadora um enfoque mais