Calcular placas isopor
A palavra sauna tem sua origem na língua finlandesa (sua pronúncia nesta língua é "souna"), porém foram os egípcios a deixar os primeiros registros históricos da sauna por volta de 4.000 aC.
A sauna é uma técnica terapêutica tão antiga quanto os gregos, romanos e egípcios. Assim como eles, os fenícios, os chineses e os árabes também já conheciam a técnica do banho de vapor. Era um sistema sem a mesma sofisticação e compreensão médica de hoje, porém baseado nos mesmos princípios, unindo tratamento de saúde, lazer e relaxamento.
Por tratar-se de um meio saudável e prazeroso para prevenir, aliviar e mesmo curar determinados sofrimentos comuns às pessoas, muitos médicos recomendam os banhos de sauna em seus programas terapêuticos. Os resultados vão desde curar a ressaca, reduzir a insônia e o estresse, combater a artrite e o reumatismo e aliviar a sinusite, até renovar o aspecto da pele, eliminando cravos e espinhas e evitando a flacidez e o envelhecimento precoce.
Benefícios
Os benefícios físicos do banho de sauna têm sido objeto de muitos estudos médicos, segundo os quais o intenso calor provoca uma "febre artificial", importante no processo de reabilitação em casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia. A aceleração do pulso produz um fluxo sangüíneo desde os órgãos internos até a pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos capilares e os nervos.
Após o banho de vapor, a súbita imersão em água fria e a rápida alternância entre o frio e o calor reverte a corrente sangüínea para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema regulador cardiovascular simpático e parassimpático. Isso faz esse sistema trabalhar com a máxima eficiência por vários dias, resultado que eventualmente não se obtém com exercícios corporais prolongados (extraído de tese sobre sauna do Dr. Claude Cappadoro, França).
Se você pensa seriamente a respeito de relaxamento, então considere os muitos benefícios e vantagens de um banho de sauna.