Trabalho em r
Primeiramente, armazenamos a base de dados utilizando os comandos dataflames() e edit(dataflame()).
Através dos comandos em R, conseguimos extrair diversas informações sobre os dados armazenados. Essas informações serão mostradas a seguir. * Taxa de crimes: n° de ocorrências registradas pela polícia por milhão de habitantes
O gráfico abaixo nos mostra a forma como essa taxa varia de um estado ao outro. Podemos perceber que o estado 26 e estado 27 apresentam o maior e o menor número de ocorrências registradas.
Organizando os dados em rol sort() ou usando os comandos max() e min() conseguimos saber quais são o maior (199.3) e o menor (34.2) número de ocorrências. Também conseguimos calcular a média das taxas (aproximadamente 90.5), através do comando mean(), e o desvio-padrão. Todo o processo está resumido abaixo.
* N° de homens com idade entre 14 e 24 por 1000 habitantes
O gráfico, na próxima pagina, nos mostra a forma como esse número varia de um estado ao outro. Podemos perceber que o estado 37 e estado 29 apresentam o maior e o menor número homens com idade entre 14 e 24 por 1000 habitantes.
Organizando os dados em rol e usando alguns comandos, conseguimos extrair o valor mínimo (199), o máximo (177), a media (138.5), a mediana (136), a moda (que neste caso, são um conjunto de quatro números), o desvio padrão (aproximadamente 12.5). O processo pode ser visto a seguir:
* Indicador para estados do sul (0 = Não, 1 = Sim)
Aqui temos dados categóricos e usamos o gráfico pizza. Dá para ver que os estados que não pertencem ao Sul formam uma porcentagem de aproximadamente 66% e os estados que pertencem ao Sul formam os 34% restantes.
Colocamos os dados em rol, através do comando sort() e após calculamos a frequência que nos mostrou que 16 estados pertencem ao Sul e os 31 restantes não pertencem. O processo usado para gerar este gráfico:
* Média dos anos de escolaridade *10 para pessoas com idade acima de 25
Agora