O Fio Tenso que une a Psicologia a Educacao
Faculdade de Ciências da Educação e Saúde
Curso: Psicologia
Disciplina: Campos de atuação e investigação: Psicologia Escolar
Aluna: Raquel de Morais Silva
Resenha
O livro, “O fio tenso que une a psicologia à educação” é uma compilação de textos organizados por Elizabeth Tunes e trata da relação entre Psicologia e Educação trazendo à reflexão questões importantes. Os textos são permeados por questionamentos acerca da Educação como campo de aplicação da Psicologia, bem como a contribuição desta ciência para a educação.
Os questionamentos são apresentados e discutidos amplamente e embasados na literatura clássica e atual. O tema foi dividido por autores com experiência prática e acadêmica em Psicologia e Educação. Por meio de assuntos diversos acerca da educação infantil e da psicologia escolar, os textos que compõem o livro, provocam reflexões sobre temas como o desenvolvimento humano, os livros didáticos, dentre outros.
Em "Tempo e Psicologia", uma das conclusões apresentadas é que os métodos para investigação do psiquismo, do comportamento ou da consciência não precedem, mas seguem sempre o desenvolvimento seja do psiquismo, do comportamento ou da consciência. Em outras palavras, o ponto de partida para a Psicologia está sempre o passado, é o estudo do que já aconteceu. Em contrapartida, Tunes defende que a Educação encontra seu sentido no futuro, e assim sendo a autora afirma ser tenso o fio que a une à Psicologia, e, procurando diminuir essa tensão, tem prevalecido uma visão tecnicista e instrumental da relação da psicologia com a Educação. Para a autora a Psicologia constitui um dos fundamentos mais importantes da prática educacional.
A opção histórica para solucionar essa tensão, tomou por base o privilégio da força da ciência, nesse particular a autora levanta questionamentos interessantes, tais como: Será que devemos continuar nesse caminho? Há outros caminhos a trilhar? Quais seriam e como