Bandeira, pra que te quero?
BANDEIRA, PRA QUE TE QUERO?
Daniel Mateus Leivas Ferreira
Professora Ester Zingano
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Artes Visuais
15/07/2012
Vanessa Kaiser de LimaProf. Orientador Denise Raquel Rosar
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVIPedagogia (PED 8501) – Estágio I11/12/10
1. A Importância do Memorial
O presente memorial tem por objetivo relatar de modo simples, detalhado e crítico a minha experiência de estágio em Ensino Fundamental realizada no mês de novembro de 2011 na Escola de Ensino Médio Estadual Santa Rosa, especificamente nos dias 16, 23 e 30 do mês mencionado. Friso aqui o compromisso em estabelecer o máximo de veracidade quanto aos relatos que dizem respeito às atividades de observação e regência.
Embora eu lecione a disciplina de Arte na mesma instituição de ensino no turno da manhã, penso que o estágio foi relevante à medida que me fez deparar com um fator inédito: a observação de regência. Além disso, não tinha tido a experiência de assistir e lecionar para as quintas séries (turmas 53, 54 e 55) de forma sucessiva, ou seja, em períodos de aula consecutivos. Pois, pela manhã eu ministro aula somente para as turmas 71 e 81, respectivamente.
Tomo nota também dos resultados atingidos com este estágio quanto às dificuldades e compensações obtidas- tanto aquelas no trabalho do professor avaliador bem como as minhas próprias na qualidade de regente.
2. Projeto de Arte referente ao Dia da Bandeira Nacional
Inicio a atividade de estágio numa tarde de quarta-feira, 16 de novembro de 2011. A professora da disciplina de Arte, Orlinda Souza, me apresenta aos alunos da primeira turma da tarde, a 54.
Em momento prévio, na sala dos professores, a professora Orlinda já havia me apresentado o material didático com a proposta de trabalho para a aula do dia consistindo em cópias Xerox da Bandeira Nacional para colorir. Tal trabalho alude ao próximo