Ppra ori
A seguir, orientações básicas que devem ser utilizadas como uma diretriz, para a elaboração, avaliação ou adequação de um PPRA.
PRIMEIRA PARTE
Nesta etapa será realizada a apresentação do trabalho com a elaboração da capa, índice e da folha de rosto para capear o conteúdo do trabalho.
a) Capa
- Deverá ser utilizada folha de papel timbrado da empresa que estiver realizando o trabalho, contendo:
- Título: “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais”.
- Nome da empresa onde foi realizado o trabalho.
- Data da sua conclusão, que passara a ser a data do documento base.
Lembrar que a apresentação visual de qualquer documento é muito importante para garantir credibilidade e seriedade, por isso, recomenda-se seguir as especificações de alguma norma de redação e apresentação de documentos ou trabalhos. Um conselho é ler a norma NBR 14724 e aplicar, quando cabíveis, as suas recomendações de redação e estrutura ao documento do PPRA.
Incluir a logomarca da empresa para constituir identidade visual ao documento.
b) Índice
- O índice deve figurar em uma folha própria, contendo o detalhamento do PPRA e as respectivas páginas onde se encontram os assuntos.
Verificar se o índice esta de acordo com os itens colocados
c) Documento base - É o PPRA propriamente dito;
- Uma folha de rosto deve capear o conteúdo do trabalho;
- Com o título “Documento Base”.
SEGUNDA PARTE
Nesta etapa deve-se constar: introdução, objetivo, metas, prioridades e campo de aplicação. (Essa parte pode ser genérica para todos os PPRA).
-------------------------------------------------
1. INTRODUÇÃO
Este Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA registra as condições ambientais e atividade exercidas nos locais de trabalho e, articulado com o PCMSO e outros programas, visa atender à legislação trabalhista e fornecer condições para que a empresa (NOME DA EMPRESA) possa agir preventivamente, antecipando, reconhecendo,