Informações sobre financiamento imobiliário
774 palavras
4 páginas
Existem várias formas de se manter informado sobre o financiamento imobiliário. Contudo, ainda hoje a fonte mais confiável é a Central de Relacionamentos da Caixa Econômica Federal. Por se tratar de banco estatal (empresa 100% pública) responsável pela promoção do desenvolvimento urbano, priorizando setores como habitação, possui as melhores e mais atualizadas informações a respeito do financiamento imobiliário. Além do financiamento imobiliário há outras formas de se adquirir casa própria através da Caixa Econômica Federal. Uma delas é o consórcio imobiliário. Todavia, como qualquer negócio, há vantagens de desvantagens que devem ser consideradas. A vantagem mais significativa são os juros e taxas, muito menores do que as fornecidas pelas Instituições Financeiras privadas, além do que não é necessária a comprovação de renda até o momento da aquisição do bem e contempla qualquer tipo de imóvel (imóveis urbanos comerciais ou residenciais, imóveis rurais, todos podem ser novos ou usados). Como desvantagem há o compromisso de pagar sem a aquisição imediata do bem, sendo necessário o sorteio, lance ou pagamento total do consórcio. O referido consórcio e o financiamento podem ser feitos apenas por agentes financeiros, que nada mais são do que as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central a trabalhar com área de crédito imobiliário. Tem-se como exemplos a própria Caixa Econômica Federal, os bancos comerciais ou de investimentos, as sociedades de crédito imobiliário, as associações de poupança e empréstimos, as companhias de habitação (Cohab), as cias hipotecárias e outras entidades à critério do Banco Central.
Além da CEF (Caixa Econômica Federal), os grandes bancos comerciais podem financiar a aquisição de imóveis. Os agentes, CEF e bancos, atuam a nível Brasil. As companhias de habitação atuam a nível regional (por estado).
Outra forma de ser adquirir um imóvel é utilizando-se dos valores depositados na conta de FGTS. Nessa carteira de financiamento