ppeob
O PPEOB (Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno) é um programa de prevenção, cujo objetivo prega a antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle de ocorrências de exposição ao Benzeno que existam ou venham a existir no embiente de trabalho.
O mesmo é regulamentado através da NR 15 (Atividades e Operações Insalubres) mais precisamente em seu anexo 13-A (Benzeno), o que é recomendado No Acordo Tripartite do Benzeno e na NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA).
O PPEOB apresenta a seguinte estrutura:
Planejamento com o estabelecimento de metas, objetivos, prioridades e cronogramas; Estratégia e metodologia de ação para o desenvolvimento das etapas que compoem o programa;
Avaliação quantitativa da exposição ao benzeno;
Forma de registro, manutenção e divulgação de dados;
Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPEOB.
Sua metodologia
A metodologia a ser aplicada nesta atividade será a realização de inspeções de todos os processos, atividades, produtos ou serviços com potencial exposição ocupacional ao benzeno.
Classificação de risco
Os riscos detectados são classificados por similaridade de origem, causa e efeito. Para cada não-conformidade serão apresentadas sugestões para sua eliminação ou adequação aos parâmetros legais aceitáveis. Também fará parte a elaboração do cronograma físico de adoção de medidas corretivas e preventivas.
Petrobrás é condenada por expor trabalhador da Reduc ao benzeno
Por contato com a substância cancerigêna, operador acabou contraindo a síndrome mielodisplásica
Do site da CUT
Um operador da Petrobrás que trabalhava na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na área de transferência, estocagem e movimentação de lubrificantes, poderá receber R$ 300 mil a título de indenização por dano moral, por ter contraído a síndrome