casa
1. É UMA DOENÇA DO TRABALHO TANTO OCUPACIONAL QUANTO PROFISSIONAL, DE CARÁTER INSALUBRE E DE ALTA PERICULOSIDADE, PROVOCADA PELA INALAÇÃO DE FIBRAS DE ASBESTO.
CONTÊM UMA BOA RESISTÊNCIA À TENSÃO E CORROSÃO, EXCELENTE ISOLANTE TÉRMICO E ACÚSTICO, É UTILIZADO EM VÁRIAS APLICAÇÕES, DESDE PRODUÇÃO DE CAIXAS D’ÁGUA E TELHAS DE FIBROCIMENTO, NA FABRICAÇÃO DE LONAS , PASTILHAS DE FREIO E COMPONENTES DE FRICÇÃO, COMO ISOLANTE TÉRMICO EM CALDEIRAS.
1. CONTÊM UMA BOA RESISTÊNCIA À TENSÃO E CORROSÃO, EXCELENTE ISOLANTE TÉRMICO E ACÚSTICO, É UTILIZADO EM VÁRIAS APLICAÇÕES, DESDE PRODUÇÃO DE CAIXAS D’ÁGUA E TELHAS DE FIBROCIMENTO, NA FABRICAÇÃO DE LONAS , PASTILHAS DE FREIO E COMPONENTES DE FRICÇÃO, COMO ISOLANTE TÉRMICO EM CALDEIRAS.
SERPENTINITO E FIBRA CRISOTILA
1. ESSAS FIBRAS VÊM SOFRENDO RESTRIÇÕES QUANTO AO SEU USO, SUA RELAÇÃO NA CASUALIDADE E A DRA, PRINCIPALMENTE A ASBESTOSE.
SUA EXPLORAÇÃO COMERCIAL INICIOU-SE EM 1978 NA REGIÃO DE QUEBEC CANADÁ, E DESDE ENTÃO SUA PRODUÇÃO MUNDIAL ATINGIU CERCA DE QUATRO MILHÕES DE TONELADAS NOS ÚLTIMOS ANOS.
1. SUA EXPLORAÇÃO COMERCIAL INICIOU-SE EM 1978 NA REGIÃO DE QUEBEC CANADÁ, E DESDE ENTÃO SUA PRODUÇÃO MUNDIAL ATINGIU CERCA DE QUATRO MILHÕES DE TONELADAS NOS ÚLTIMOS ANOS.
1.
2. A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO ASBESTO É UM FATO AMPLAMENTE CONSTATADO EM TODOS OS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
3.
PROFISSIONAIS COM MAIOR RISCO DE EXPOSIÇÃO AO AMIANTO
1. SOLDADORES
2. ENCANADORES
3. ZELADORES
4. ELETRICISTAS
5. CARPINTEIROS
6. MINERADORES
7. PESSOAS QUE TRABALHAM COM MATERIAIS ISOLANTES.
8. PESSOAS QUE TRABALHAM NA CONSTRUÇÃO NAVAL.
9.
NO BRASIL, O AMIANTO FOI BANIDO APENAS PARCIALMENTE, AQUI SE ENCONTRA A MAIOR MINA DE AMIANTO DA AMÉRICA LATINA E UMA DAS MAIORES DO PLANETA : A SAMA S/A MINERAÇÕES ASSOCIADAS EM MINAÇU, GOIÁS.
1. NO BRASIL, O AMIANTO FOI BANIDO APENAS PARCIALMENTE, AQUI SE ENCONTRA A MAIOR MINA DE AMIANTO DA AMÉRICA LATINA E UMA DAS MAIORES DO PLANETA : A SAMA S/A MINERAÇÕES ASSOCIADAS EM