Cálculo do fator F
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA IV
PROFESSOR: JOSÉ JAILSON NICÁCIO
EXPERIMENTO 3 – CÁLCULO DO FATOR F NOS TROCADORES DE CALOR DUPLO TUBO E CASCO E TUBO
Campina Grande – PB
-2013-
Cálculo do fator F nos trocadores de calor duplo tubo e casco e tubo
1. Objetivo Determinar o fator F para cada situação analisada.
2. Fundamentação teórica
Trocadores de calor são equipamentos que realizam a operação de troca térmica entre dois fluidos, possibilitando, por exemplo, o resfriamento e o aquecimento de fluidos. Nesta abordagem os fluidos estão separados por uma parede, na maioria dos casos, metálica. Assim, estão excluídos dessa definição os equipamentos que realizam o aquecimento de fluidos através de fogo direto ou que realizam mudança de temperatura pela mistura de duas correntes.
No trocador de calor, o fluido quente é aquele que fornece calor, e se não houver mudança de fase se resfriará. O fluido frio é aquele que fornece calor, e se não houver mudança de fase se aquecerá.
Figura 1 – Exemplo de um trocador de calor
2.1 Trocador de calor duplo tubo
O trocador duplo tubo consiste de dois tubos concêntricos, geralmente com dois trechos retos e com conexões apropriadas nas extremidades de cada tubo, para dirigir os fluidos de uma seção reta para outra. Normalmente, os trocadores são compostos por vários grampos conectados em série, fornecendo, assim, uma área de troca razoável. Nesse tipo de trocador, um fluido escoa pelo tubo interno e o outro pelo espaço anular, a troca de calor ocorre através da parede reta do tubo interno.
O tubo interno pode ser liso ou aletado. O tubo aletado, é usado quando o fluido que escoa pelo espaço anular apresenta coeficiente de transferência de calor por convecção muito baixo, pois a aleta aumenta a área de troca de calor.
As