Poética de Aristóteles - fichamento
Aristóteles nos apresenta a comédia e a tragédia como uma poesia que pauta na arte da imitação. A imitação é produzida por meio do ritmo, da linguagem e da harmonia, empregados separadamente ou em conjunto. Uma poesia se diferencia da outra através de 3(três) fatores : meio, objeto e modo.
O que distingue a tragédia da comédia é que a tragédia se propõe a imitar os homens de grande valor; e a comédia se propõe a imitar os homens de baixo valor.
A poesia pode acontecer de duas formas a narrativa com a presença de um narrador e a outra de forma dramática, isto é, só com as vozes de seus personagens. Homero foi sobretudo cantor de assuntos sérios (ele é único, não só porque atingiu o belo, mas também porque suas imitações pertencem ao gênero dramático), foi também ele o primeiro a traçar as linhas mestras da comédia, distribuindo sob forma dramática tanto a censura como o ridículo. Com efeito, o Margites apresenta analogias com o gênero cômico, assim como a Ilíada e a Odisséia são do gênero trágico.
Para ele, a poesia deu origem com o surgimento do homem, pois só nós, temos o potencial da imitação. Os seres humanos sentem prazer em olhar para as imagens que reproduzem objetos. A contemplação delas os instrui, e os induz a discorrer sobre cada uma, ou a discernir nas imagens as pessoas deste ou daquele sujeito conhecido.
O gênero poético se dividiu em diferentes espécies, consoante o caráter moral de cada sujeito imitador. Os espíritos mais propensos à gravidade reproduziram as belas ações e seus realizadores; os espíritos de menor valor voltaram-se para as pessoas ordinárias a fim de as censurar, do mesmo modo que os primeiros compunham hinos de elogio em louvor de seus heróis..
A tragédia tem como característica a compaixão e o terror, tem por efeito obter a purgação dessas emoções. A tragédia se compõe de seis partes, segundo as quais podemos classificá-la: a fábula, os caracteres, a elocução, o pensamento, o espetáculo apresentado e o