Fichamento arte poética e retórica (aristóteles)
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIA JURÍDICA- CPCJ/UNIVALI
PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA JURÍDICA – PMCJ
DISCIPLINA:METODOLOGIA DA PESQUISA-MPES- 02 CRED.
PROFESSOR MINISTRANTE: CESAR LUIZ PASOLD, DOUTOR
PROFESSORES COORDENADORES DE SEMINÁRIOS: CELSO LEAL DA VEIGA JÚNIOR, MSc E CLÓVIS DEMARCHI, MSc
CARGA HORÁRIA: 30 H/A – PERÍODO: 2003/1- ITAJAÍ
“FICHA RESUMO/ANALÍTICA DE OBRA CIENTÍFICA”
01 NOME DO AUTOR DO FICHAMENTO
FLAVIANO VETTER TAUSCHECK
02 OBRA EM FICHAMENTO: ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Tradução de Antonio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d.289 p. Título do original: Art Rhétorique et Art Poétique.
03 ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO: Selecionar formulações que, a juízo do fichador, contribuam para o aprimoramento comunicativo na exposição oral e escrita
04 RESUMO DA OBRA
4.1 “Entre as provas fornecidas pelo discurso, distinguem-se três espécies: umas residem no caráter moral do orador; outras, nas disposições que se criam no ouvinte; outras no próprio discurso, pelo que se demonstra ou parece demonstrar.” (p.33)
4.2 “Obtém-se a persuasão por efeito do caráter moral, quando o discurso procede de maneira que deixa a impressão de o orador ser digno de confiança. As pessoas de bem inspiram confiança mais eficazmente e mais rapidamente em todos os assuntos, de um modo geral; mas nas questões em que não há possibilidade de obter certeza e que se prestam a dúvida, essa confiança reveste particular importância.” (p.33)
4.3 “Obtém-se a persuasão nos ouvintes, quando o discurso os leva a sentir uma paixão, porque os juízos que proferimos variam, consoante experimentamos aflição ou alegria, amizade ou ódio.” (p.33)
4.4 “Enfim, é pelo discurso que persuadimos, sempre que demonstramos a verdade ou o que parece ser a verdade, de acordo com o que, sobre cada assunto, é suscetível de