O que é ficção científica? - com base no podcast do "fronteiras da ciência"
Ensino Médio
O que é Ficção Científica?
Com base nos podcast do “Fronteiras da Ciência”
Alunas: Ana Flávia Barbosa Carvalho nº03
Jeniffer Kelly de Oliveira nº17
Disciplina: História
Professor: Sanger
Turma: 1002
O que é Ficção Científica?
O foco principal do nosso relatório são as definições de Ficção Científica e alguns conceitos sobre ela.
Ficção científica é uma coisa bem difícil de ser definida. Existem diversas definições, pois cada autor a define conforme o seu interesse. Alguns a definem apenas dizendo, essa é, essa não é, sem uma análise séria e comprovativa do que realmente a obra é ou não. Discutiremos a seguir algumas delas.
Pode ser definida como uma história que possui ciência ou a tecnologia como ponto fundamental para a história. Alguns contestam essa definição, pois nem todas as obras de ficção científica tem a ciência como ponto fundamental, podendo esta aparecer de modo mais suave e sutil, como a ciência humanitária e social. Alguns a dividem em dois tipos: a dura e a suave. A dura mais centrada nas questões tecnológicas e científicas. E a suave mais centrada em questões humanas e sociológicas.
Como uma definição mais formal temos: é um gênero literário cujas condições necessárias e suficientes são a presença e interação de elementos de estranheza e de racionalização científica cujo principal dispositivo formal é um referencial imaginativo alternativo do ambiente empírico em que o autor vive. É uma definição de difícil compreensão, mas que deixa claro que o autor deve usar a ciência que está ao seu redor para interagir com elementos ainda estranhos para nós e racionalizar essas questões.
Alguns contestam a definição anterior por achar que certas fantasias deveriam entrar no conceito de ficção científica. Com isso, entramos em outra definição: Fantasia é o impossível feito provável. Ficção científica é o improvável feito possível. É uma definição mais poética, quem diz que de uma