MARCELO Fichamento Yara
Marcelo Ferezini Marangoni
RA: 6838625
Curso de História
1° Semestre Noturno
TEORIA DA HISTÓRIA
Yara Gabriel
FICHAMENTO DO LIVRO TEORIA DA HISTÓRIA
Pedro Paulo A. Funari
Glaydson José da Silva
São Paulo -2014
FICHAMENTO
Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva trazem nesse livro a dimensão que a disciplina Teoria da Historia tem, auxiliando o leitor para que ele tenha uma fácil captação. Os autores exibem ao longo desse livro conteúdo de fácil entendimento em linhas teóricas transportando o leitor à antiguidade fazendo uma retomada de pontos importantes até chegar aos dias atuais com teorias novas. Significando assim que a Teoria é o ponto de vista de quem observa, ela emite sobre o fato real um julgamento.
A princípio os autores explicam o significado dos termos “teoria” e “história”:
“Teoria relaciona-se com o verbo Theáomai, enxergar, e com thea, vista e está, portanto, no mesmo campo de teatro, em grego théatron. A teoria é, portanto, um ponto de vista, uma visão e esse termo já é em si muito revelador, pois só enxergamos uma parte do que pode ser visto, só aquilo que nos permite nosso ângulo de visão e a iluminação externa. […] Em seguida, História, termo grego que já se confunde, no senso comum, com a noção de passado, como se fosse aquilo que aconteceu.” (Funari e Silva, 2008, pg. 14).
Os autores citam a história desde o inicio como pensamentos para os gregos, para Heródoto, história trata-se de uma exposição passada de forma oral e escrita para as gerações e se via importante para a compreensão dos acontecimentos e lembranças de grandes feitos. Para Tucídides, funcionava como ferramenta para conhecer o passado para entender o presente e seus efeitos e em busca da verdade. Para Aristóteles, apesar de não ter sido um grande escritor para a História se torna importante por citar a ligação direta e oposta da poesia e da história, que se limita ao narrar o acontecimento passado, sem intenções de